terça-feira, 1 de novembro de 2011

OH, DÚVIDA CRUEL !!!

Como é difícil agradar "gregos e troianos" ???

... E a nossa FPFM está neste dilema já há algum tempo : tarefa árdua !
Ninguém faz ou pensa errado de propósito, apenas as opiniões é que são divergentes.
Muitos (clubes/dirigentes/jogadores) só olham "pro próprio umbigo"; agem por interesse próprio e não pensam na modalidade esportiva de maneira abrangente.
Reunião pra cá , reunião pra lá, emails pra lá e pra cá, comentários em blogs, discussões aciradas  entre botonistas nos clubes, fofocas nas mesas de bar, frescuras de uns , intransigência de outros ... e assim por diante.
A necessidade de mudanças é eminente , mas o consenso nem sempre é alcançado.
O que gostariamos de saber é : QUAL A OPINIÃO DOS JOGADORES  (e não dos clubes/dirigentes) em relação ao que está acontecendo ???
Vamos IMAGINAR que os jogadores tivessem direito a voto .
O QUE VOCÊ , ATLETA , RESPONDERIA :
1º) em relação a mudança de 6 para 5 jogadores no Equipes ???
2º) da diminuição da atuação de jogadores da base anterior de 12 para 6 jogos ???
3º) na unificação do Ranking ???
4º) sobre o número de participantes na disputa da Taça do meio do ano e do Individual do fim de ano ???
5º) em relação ao sobe 3 e desce 1 para 2013 ???
6º) porque não fazer só uma categoria (principal= "A") já que o ranking será único ???
7º) por termos apenas 1 fabricante de bolinhas ???
8º) de pessoas representarem como dirigente mais de um clube nas reuniões ???
9º) dos clubes do interior terem o mesmo peso nas votações ???
10º) porque o Torneio Início é realizado com apenas 8 jogadores ???
11º) sobre a criação da série "C" com 4 jogadores por equipe ???
12º) sobre o "extermínio" da categoria "Sub-18" ???
13º) sobre a imposição do dia de mando do jogo ???
14º) em relação ao valor das taxas de inscrições nos torneios ???
15º) em relação à premiação com troféu apenas para os três primeiros colocados ???
16º) sobre a unificação nos Opens e SuperOpens ???
17º) em relação a equipes que ainda jogam sem o uniforme completo ???
18º) sobre o longo mandato de 4 anos para os eleitos da FPFM ???
19º) sobre a "pobre" veiculação do esporte junto aos meios de comunicação ???
20º) em relação ao que acontece nos jogos mas que não são relatados em súmula ???

9 comentários:

  1. 1- Ridicula a diminuicao de 6 para 5. Tem que ficar com 6.

    2- Isso pouco importa. Pois ja rasgaram o regulamento uma vez, podem rasgar novamente em favor de um clube que tem muita forca nos bastidores da FPFM.

    3- Unificacao do Ranking ridicula

    4- Poucos botonistas e o torneio fica vazio.

    5- Entao e melhor nao cair ninguem!

    6- Acho que tem que ter B

    7- Ainda nao apareceu outro? entao fica com esse mesmo

    8- Isso e uma das coisas mais ridiculas e pequenas do esporte. Cada clube tem que ter seu representante.

    9- Acho valido os clubes do interior terem o mesmo peso nas votacoes.

    10- acho bom numero 8 jogadores

    11- Serie C??? kkkkkkkk Se os clubes pequenos estao reclamando dem ter que jogar com 6 atletas eu queria saber onde irao arrumar atletas para jogar tres categorias??? Piada de mau gosto!!!! kkkkk

    12- Mataram o nascimento de novos jogadores.

    13- Acho que o mandod e jogo0 tem mesmo que ser imposto pela FPFM. Pois se nao teremos que jogar botao todo dia...

    14- Acho as taxas baratas. Qualquer coisa que voce vai fazer hoje para se divertir custa bem mais caro. As taxas precisam ser mais caras.

    15- Justa a premicao de trofeu para os tres primeiros.

    16 - Nao gostei

    17- Uniforme e item de regulamento. MAs como na FPFM nao se cumpre regulamento deixa do jeito que esta que ta bom!!!

    18- Tempo de mandato pra mim nao muda nada. Se o cara for ruim tira ele de la.

    19- A Midia nao ve o Futebol de MEsa como esporte e sim como brincadeira de crianca. A FPFM nao tem como mudar isso...

    20 - Ridiculo...Sem comentarios. Tem que ter a volta dos delegados....

    Fabio Bolla - FPFM 468

    ResponderExcluir
  2. 1- Acho que seria melhor com 8 na categoria principal, mas 6 também esta legal. Para uma Serie B ou C, poderia ser com um numero diferente. Independente do numero, penso que seria preciso achar uma formula em que todos os inscritos jogassem. Ja escutei de várias pessoas que, viajar e não jogar, desmotiva com o tempo.

    2- Vai de encontro com o que disse no item anterior. Seria melhor achar uma formula que todos jogassem.

    3- Aqui não vejo problemas. Tanto faz.

    4- Poderia ser 16 e 16 e disputada em um dia só.

    5- Pode ser.

    6- Acho que poderia juntar em uma Série denominada "Serie A" ou "Paulistão" os times que jogam hoje a Principal e a Copa do Estado. Com 8 jogadores.

    7- Acho certo ter 1 só fabricante no ano. Poderia ser mudado na virada do ano. Dependeria da qualidade da bolinha.

    8- Cada clube tem que ter seu representante.

    9- Acho valido os clubes do interior terem o mesmo peso nas votacoes.

    10- Acho bom o numero 8 jogadores mas, dependendo do local escolhido para se jogar, poderia ser 10. Por ser o Torneio Inicio, mais pessoas jogariam.

    11- Boa Ideia

    12- Tem que ter a Categoria Sub 18

    13- Acho que deveria ser em comum acordo dos clubes que estarão jogando. Se não tiver acordo, joga-se no dia ja imposto pela FPFM.

    14- Acho que poderia subir. Desta forma a FPFM teria mais verbas para melhorar o esporte, inlcusive para bancar uma sede unica para disputa de Opens e Super Opens

    15- OK

    16 - OK

    17- Este é um item que deveria ser respeitado. O delegado deveria, antes do inicio do Torneio verificar isto.

    18- Deveria ser de 2 em 2 anos. Poderia ter releição

    19- Não vamos conseguir mudar isto tão cedo. Vejo o Futebol de Mesa sendo tratado ainda como brincadeira de criança, com preconceito.

    20 - Tem que ter um representante da FPFM (Delegado) nas partidas.

    Chelio - Clube do Botão

    ResponderExcluir
  3. 1- Bobagem mudar;

    2- Não acho que deve mudar tb... O 0 que mudaria isso?

    3 - Não sei o que opinar.

    4- Acredito que, quanto menos, pior!

    5- Acredito que uma série única seria mais interessante;

    6- Faz uma série única que é melhor!

    7- Amadorismo de primeira viagem. Estamos falando de um esporte de precisão... E as bolinhas, convenhamos, são péssimas. Quanto mais fabricantes, maior a necessidade da perfeição.

    8- Mais um quesito que não pode ser tolerado... Cada clube que mande o seu representante.

    9- Se os clubes do interior representam a mesma coisa da capital, merecem a mesma força.

    10- Mais uma bobeira.

    11- Acho que seria uma boa... Colocariam para jogar os iniciantes... Assim eles aprenderiam, evoluiriam sem medo de tomar sonoras goleadas. Agora, quem não pode colocar, que não coloque, oras!

    12- Depois reclamam que o videogame está acabando com os jovens botonistas...

    13- Não sei o que opinar.

    14- É alto.... Não concordo que a diversão está acima disso... depende de outras realidades... Tem que ser mais barato para estimular a pratica e tudo mais. Não podemos acreditar que todos têm a mesma realidade econômica. Não mesmo!

    15 - Lembro de quando fiquei feliz por conquistar um 4º lugar e levar um troféu para casa... Fazer isso é acabar com a alegria de quem conquista uma posição intermediária... Temos que valorizar quem chegar, e não desmotivar.

    16 - Não sei o que mudaria em termos práticos.

    17 - Falta de senso, claro. Se tem uniforme, que jogue... Se não está completo; Desculpe, mas não pode jogar.

    18 - Isso para mim não tem problema!

    19- Essa falta de visibilidade é culpa, tb, dos botonistas. Se nós mesmos divulgarmos e mostrarmos que não é esporte de criança, ajuda e muito. Não custa nada começarmos a divulgar em jornais menores e tudo mais... É só uma questão de posicionamento.. Que deve partir dos próprios botonistas.

    20- Mais uma prova de amadorismo... Coloque um "Delegado" como falou o Fabio Bolla... Ai, quero ver.. Aliás, já deveria ter, faz tempo!!

    Abraços...

    Rodrigo Cezzaretti - BDO (Cisplatina)

    ResponderExcluir
  4. 1) Seis é o número ideal.
    2) Não tenho opinião.
    3) Confirmando a mistura das categorias nos Opens e Super Opens, acho que só deve haver um ranking mesmo.
    4) Se for disputado somente em um dia, com 16 jogadores. Se for em dois dias, com 24, assim valeria a pena pra quem viaja.
    5) Não cai ninguém esse ano e sobem 2. A única coisa ruim disso é que sem rebaixamento, algum time pode se acomodar.
    6) Acho que isso foi testado de 2007 a 2009 e muitos times jogaram nesses anos sem motivação nenhuma. Com duas séries, tem mais times na disputa, seja pra ser campeão das suas séries ou pra não ser rebaixado.
    7) Deveria ser exigido mais qualidade, é a relação normal entre consumidor e fornecedor.
    8) Não faz sentido.
    9) Se os deveres são os mesmos, os direitos também devem ser.
    10) Com 10 jogadores seria legal, mas precisa ver se o local comporta. Com 8 esse ano já ficou bem apertado...
    11) Melhor não ter, acho que seriam poucas equipes jogando e com 4 jogadores, acho que não vale a pena as viagens, são poucos jogos.
    12) É uma pena, mas é a realidade. Poucos clubes investem na molecada.
    13) Acho que deve ter uma data na tabela e se for necessária alguma mudança, os clubes entram em acordo e comunicam a federação. Só acho que deve mudar pra uma semana antes ou depois da data, senão a tabela vira uma bagunça.
    14) Acho que poderia ser um pouco menos.
    15) Poderia dar pelo menos até o 5º colocado.
    16) Se não tem juvenil e os másters são poucos, deve juntar tudo.
    17) Enquanto não houver alguém da federação no local, continuará acontecendo. É ruim para o esporte.
    18) Não tenho opinião.
    19) Se nossos sites e blogs demoram pra noticiar um resultado de torneio ou de equipes, imagina pra informação chegar a outros meios de comunicação. Culpa de todos nós.
    20) A mesma questão do uniforme. Sem ninguém da federação presente, continuará acontecendo.

    Márcio Costa
    2030
    Bloco do R

    ResponderExcluir
  5. 1) Tanto faz 5 ou 6, mas seria interessante fazer um teste com 5 no B ou Copa Estado.

    2) Acho 6 partidas um bom número

    3) Não gostei a princípio, mas vai dar na mesma, é só filtrar a sua série q vc encontra sua posição

    4) Acho que o melhor número são 12 por séries

    5) Acho injusto subirem tes de uma vez, ao longo dos anos ubiram apenas um.

    6) Precisaria de um estudo maior.

    7) Bolinhas é sempre o maior problema, mas hoje em dia já duram mais, mesmo assim, é artesanal o processo.

    8) Isso foi rídiculo, em tantos anos de futmesa, foi muito desagradavel isso acontecer.

    9) Muito justo, são clubes que divulgam nossã modalidade, e merecem todo nosso respeito.

    10) Acho um número bom, 8 botonistas.

    11) Acho que vale como experiência, se não der certo, acaba em 2013.

    12) Esse é um trablho que não pode acabar, todos teriam que fazer alguma coisa, não só a fpfm.

    13) É um direito de cada clube, se não houver consenso, aí tem a fpfm para determinar data e horário.

    14) Acho os valores atuais bons, e devem permanecer assim, aumentar, vai desistimular mais ainda.

    15) Acho que tem que premiar os oito por séries, e voltar o trofeu pro clube campeão da prata bronze e extra, apenas sou contra esperar duas rodas para entregar a premiação do 5 ao 8 colocados.

    16) Acho que tem que ter Open e Super Opens., e se possível, em sedes diferentes, todos no mesmo dia.

    17) Jogar sem uniforme é rídiculo, cumpra-se o Regulamento.

    18) O mandato tem que ser de 4 anos, é uma exigência para todas as federações hoje em dia, e não só para a nossa.

    19) Acho que já foi pior, mas ainda é muito pouco, precisamos buscar profissionais nessa área, para nos ajudar.

    20) Se não conseguimos pessoas para serem dirigentes de clubes nem de federação, para delegados que não vamos conseguir, mas os clubes envolvidos no jogo, devem colocar todos os atos inerentes na sumula, até porque existe campo para isso, e assinatura dos representantes de cada clube na mesma.
    Lembrando que só é levado ao TJD da FPFM o que estiver relatado na súmula.

    WALMIR CHARLEAUX

    ResponderExcluir
  6. Sérgio Moro - Coringão3 de novembro de 2011 às 07:47

    Fala Elias. Segue as minhas idéias:

    1º) No ínicio eu achava a idéia legal, mas pensando melhor, vejo que isto não vai mudar em nada. Daqui um tempo, teremos gente pedindo a diminuição para 4 jogadores. Até acabarem com o jogo por equipes. No B, estamos tendo um grande campeonato e teremos menos chance para o pessoal jogar.

    2º) Não entendi o pq desta diminuição. O negócio era só cumprir com as regras e o regulamento.

    3º) Na minha opinião, deveria ter uma separação de ranking individual e equipes. É um absurdo o cara ganhar pontos no ranking individual por uma partida de equipes. Flam tanto que o nosso ranking é baseado no de tênis, mas neste caso, quem disputa uma partida da Copa Davis ou olimpiadas não ganha pontos no ranking individual.

    4º) Os torneios deveriam ser disputados por no máximo 10 botonistas.

    5º) Prefiro um campeonato com série única. E não separando os times do interior com os da capital.

    6º) Idem anterior. Mas entendo que o B já é um campeonato muito legal de ser jogado.

    7º) Fico apenas pensando no que será do futebol de mesa quando este único fabricante não puder ou quiser mais fazer as bolinhas. O negócio é começar a guardar as bolinhas antigas. Cada um vai jogar com a que quiser.

    8º) Cada clube tem que ter o seu representante. E que seja um cara com representatividade no clube. Não adianta mandar alguém só para falar que o clube esteve presente.

    9º) Concordo. Os clubes devem possuir o mesmo peso nas votações. Mas neste caso, os clubes devem não apenas estar inscrito na FPFM e sim disputando campeonatos (individuais ou equipes).

    10º) O ideal seria 6 que pé o mínimo para se jogar um jogo pór equipes (até agora). Fora que não podem obrigar um clube a ter mais de 6 jogadores.

    11º) Achei a idéia legal. Ainda mais que diminuiram a série B para 5.

    12º) Culpa dos clubes e não só da FPFM. É dificil achar um clube que de apoio a mulecada que não seja filho de botonista.

    13º) A FPFM que tem de cuidar da tabela e do mando. Caso contrário virará uma zona.

    14º) Um absurdo. Valores altíssimos em relação ao serviço e condições que são prestados.

    15º) Outro absurdo. O correto seria ter uma premiação especial para a séria Ouro que é a principal. Nas demais categoria, acho que poderia ter uma premiação mais modesta, entretanto, premiando os 8 primeiros colocados. Isto com certeza estimula os botonistas.

    16º) Os campeonatos devem ser repensados imediatamente. Cada vez temos menos botonistas disputando e daqui um tempo vai ser dificil não ter WO na séria ouro.

    17º) A FPFM deve exigir o cumprimento do regulamente e jogarem com o uniforme completo

    18º) O mandato deve ser no máximo de 2 anos.

    19º) Isto não é culpa da FPFM, mas sim pq o futebol de mesa é reconhecido como o "botão" e uma brincadeira de crianças. Será muito dificil quebrar este paradigma.

    20º) Qualquer tipo de situação que não seja entendida como "normal", deve ser relatado no súmula. O problema é que cada um só pensa no seu próprio umbigo e adora jogar pedra na vidraça dos outros.

    ResponderExcluir
  7. bastante polêmico!
    se na reunião que durou 3 horas mais ou menos, falamos de uns 4 tópicos destes listados, imagine falar de todos??????

    teria que ser um congresso e não uma reunião!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    mas os botonistas precisam começar a cobrar, criticar e sugerir.
    Tem que aprender a encher o saco do representante e este representante tem que falar pelo grupo, sem vaidade e não dando apenas a sua opinião.
    Na reunião, só vi o Pinna e Tadeu com a opinião do grupo, o resto deu a própria opinião.
    Neste cenário, acho que os jogadores deveriam tem um representante com direito à voto e principalmente direito a se pronunciar nas reuniões.

    Ouvi absurdos na reunião, ouvi coisas inteligentes também, falta alguém que relate tudo e "toque" a reunião de forma que ela seja produtiva.
    Os participantes também precisam ter o mínimo de educação, onde é básico ouvir e depois ser ouvido, ou vice-versa.
    A reunião teve birrinha, pedidos de consideração (como assim consideração????? Corinthians e Círculo estavam lá representando a opinião de 50 jogadores!!!! não era o Pinna e Tadeu apenas), ofensa aos times "grandes" e pouca produção...
    Falaram que os times grandes não se preocupam e vão acabar com o esporte. Não concordo! 1º o que é time grande?
    Palmeiras deve ser o maior de todos de SP e tem 8 jogadores. Corinthians é grande, Círculo tb, Maria Zélia tb. Agora se os clubes tem ambiente bacana e um monte de nego quer ir jogar nestes lugares, o que fazer????
    Pq a FPFM não incentiva a criação de jogadores ao invés de terminar com o Sub-18? Pq é que neguinho gasta 500 paus com time e decoração de outro planeta, mas na hora de colocar gasolina parece um mendigo??? Mais tópicos aí Elias!!!!!

    Mais uma vez, vemos pouquíssimos interessados em buscar coisas novas e soluções. E quando a FPFM sugere algo, precisa consultar o maior número de pessoas antes, sem impor nada como forma de prerrogativa da FPFM. por outro lado o botonista precisa escutar antes de criticar a sugestão da FPFM.
    Os assuntos precisam ser expostos e votados. Entendo que o voto para fórmulas de campeonatos, número de participantes etc etc etc, poderia ser sempre votada. E não necessariamente, precisamos resolver se troca de 6 pra 5 em 1 hora de conversa.
    Por exemplo: Paulista no final do ano terá 15 jogos em 1 dia. Eu não gosto e é quase certo que ficarei de fora de mais 1 torneio.

    O que ficou resolvido? A será em 6 e B, master e Copa Estado(A2) serão em 5??? saímos de lá sem essa definição...

    abraço
    Justa

    ResponderExcluir
  8. 1) acho um retrocesso;
    2) depois do que o correu este ano na categoria aspirantes acho que não deveria nem poder jogador do B atuar pelo A;
    3) ridícula;
    4) qto menos pior;
    5) ridículo;teremos vários jogos que não valerão nada...
    6) o B sempre foi focado para formar novos botonistas e se acabarmos com ele ficará mais difícil termos novos adeptos;
    7)mais um exemplo de esporte amador;
    8) ridículo;
    9) concordo;
    10) acho um bom número;
    11) eu acho bacana...há alguns anos tivemos a categoria A2 que tinha exatamente este foco...dar uma oportunidade para os botonistas que não conseguem jogar em outras categorias;
    12)uma pena;
    13) concordo;
    14)desde que nós vejamos o dinheiro empregado na melhoria do esporte eu acho justo...
    15) acho que a premiação até o 8º é ótima, pois estimula os botonistas;
    16) não concordono Open. O ranking tem que ser respeitado;
    17) punição para quem não cumprir o uso do uniforme...nós que recebemos o uniform completo do Corinthians sabemos da dificuldade que é cosneguir um uniforme e ver nos jogos/torneios outras agremiações não utilizando e não sendo punidos;
    18) acho que falta vontade de novos voluntários para esta função e por isso acaba sendo cômodo o mandato de 4 anos;
    19) já cheguei a ajudar a Federação escrevendo textos para serem enviados para a imprensa e apesar de um retorno pequeno ele aparecia...precisa voltar este tipo de ação e mais outras precisam ser desenvolvidas;
    20) um absurdo...mais um exemplo de esporte amador..

    ResponderExcluir
  9. 1º) Pela quantidade de jogadores nos clubes de SP, deve-se permanecer com 6, ou, adotando-se um padrão nacional, unificar a regra de equipes iguais para todos os estados, daí sim considerando-se um novo número ou mantendo-se os 6.

    2º) Continua péssimo. Cada jogador deve jogar, ao decorrer do ano, em sua categoria e ponto final.

    3º) Acho que deve-se manter separadamente Infantil, Adulto e Máster, com critérios idênticos de pontuação.

    4º) Deveria seguir como nos velhos tempos: 20 por categoria.

    5º) Acho que tem tão poucos clubes que uma única divisão seria o ideal.

    6º) Não estou a par em detalhes desta questão.

    7º) Infelizmente é o que temos. Bem ou mal, temos de agradecer o Lorival, pois sem ele não teria esporte. Agora, o dia que ele aposentar a gente muda de esporte.

    8º) Péssimo. Que esporte tem um mesmo “dirigente” para dois clubes?

    9º) Ótimo. Temos de partir do princípio que todos os clubes filiados à FPFM têm o mesmo valor.

    10º) Acho que o equipes, de forma geral, deve ter o mesmo número de particpantes, seja para o Início, para o Paulista e o Brasileiro. Na verdade, sou a favor de uma regra única à partir da CBFM que seja igual em todos os estados.

    11º) Penso que deve existir somente as categorias: Infantil, Adulto (Aspirantes e Principal) e Master.

    12º) Deve-se estabelecer uma idade máxima para que o jogador atue no Infantil, ou sub qualquer coisa, como quiserem denominar. A partir disso, obrigatóriamente sobe para o adulto. Tem poucas crianças/adolescentes no esporte, e uma única categoria basta.

    13º) Não estou a par desta questão.

    14º) Devem aumentar consideravelmente como forma de angariar receita à Federação. Jogar botão é barato demais em relação à outros esportes.

    15º) Perfeito. Qualquer esporte é assim. Deveriam ser apenas 3 troféus para os três primeiros colocados e ponto final.

    16º) Acho que o formato do super open deve prevalecer sempre, sem divisões (Ouro, Prata, Bronze....etc.)

    17º) Péssimo. Isso não deve existir. È premissa de qualquer esporte do mundo o uniforme. Em caso de uniforme incompleto, antes do início do jogo, aplica-se o WO.

    18º) Isso depende da administração. Sinceramente acho que hoje está bom este período, embora longo, devido à falta de interesses por outras pessoas em conduzirem a FPFM.

    19º) Como sabemos, o problema das chapas que assumem a FPFM, é que no ini´cio tem um monte de caras, depois, ficam o presidente e mais 2 ou 3 tocando o barco. Quem assume, deveria ter comprometimento por escrito, uma espécie de “acordo formal” para
    desempenhar que “obrigue” cada membro desempenhar suas atividades.

    20º) Acho que a FPFM teria de disponibilizar delegados para as partidas. O mesmo deveria atuar como uma espécie de árbitro, com pleno conhecimento das regras e punições previstas.

    Abraços.
    Sergio Ricardo.

    ResponderExcluir