terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MINHA VIDA NO FUTMESA

Que vontade me dá de falar ... MINHA VIDA NO BOTÃO !!!
Jogar no Estrelão era pra elite.
Eu jogava no chão de tacos do meu quarto gravando as partidas para depois ouvi-las, ou em cima da mesa de madeira de passar roupa da minha vó (fazia as demarcações com giz que roubava da escola ... e ela ficava "p" da vida). Lembro-me dos torneios no quartinho (já com mesa oficial) no fundo de casa num Brasileiro com 44 times :  
todos x todos = que tabela !!!
Alguns acharão ridículo, arcaico, fora de moda, pejorativo, degradante ... "velho" !!! Mas, basta abrir bem os olhos para perceber que depois que mudaram o nome (de "botão" para futebol de mesa) a modalidade caiu no descrédito das crianças, jovens e adolescentes chamando menos a atenção do que outrora. Antigamente , quando você queria um time novo, bastava ir até a Banca de Jornais mais próxima da sua casa ... e pronto ! Hoje virou esporte artesanal : tudo é feito à mão desde a bolinha/traves/botões/goleiro/palhetas. Ainda lutamos contra fatores como desinteresse pelos esportes, mais interesse pela Internet e video games:  essa é a realidade de hoje e, por mais que a mídia tenha ajudado (algumas reportagens em Jornais e programas de TV esportivos) os números desejados pelos "cartolas" e "comandantes" são ínfimos.

Por isso fico muito à vontade para participar dos torneios da FPFM jogando o Equipes e Opens pelo time decacampeão de São Paulo Círculo Militar; em promover os MICHELÃO CUP'S às terças feiras em casa movido a pizzas e malte, os CAFUBO's e CLOSE's ATIBAIA OFF ROAD na chácara mais alegre do mundo ...entre outros.
Venho de 3 gerações de praticantes : Michel , Elias e Rafa/Nhoque.

Em 2011 :
* realizei 10 CAFUBO's, 17 Michelão Cup's ,10 Close Atibaia Off Road além de ter jogado alguns Opens e Super Opens .
Só não participei da Taça, Individual e Brasileiro por falta de capacidade (eheheheh).
* Realizei 362 jogos (contando os oficiais e treinos).
* Atualizei (na planilha que mantenho desde 1985) todos os dados :
   - partidas = 10.619
   - vitórias = 3.894
   - empates = 2.273
   - derrotas = 4.452
   - gols pró = 35.014
   - gols sofridos = 37.954
   - saldo de gols = -2181 negativo
   - média de gols = 3,56.
* Preparei 13 flanelas, comprei 17 palhetas e fiz times com todas as medidas (alturas e graus) na tentativa de melhorar o desempenho... mas foi inútil, ou seja , ainda está muito longe da meta que pretendo alcançar !!! Nem por isso desisti !!!

Em 2012 espero melhorar minha performance  realizando os
CAFUBO's, MICHELÕES e CLOSE's,
além de participar mais efetivamente do Equipes e Abertos.

QUE VENHA 2012 !!!

7 comentários:

  1. Primeiramente falo sério. Parabéns Elias! Se o futebol de mesa tivesse mais 25 Elias tava ótimo, pena que não tem.
    Fiquei vendo a sua planilha e vi que perdeu mais do que venceu. Não seria porque você está jogando com 9 botoes? vide a primeira foto...rsrsrs
    forte abraço e que o papai noel te traga toda a felicidade do mundo, beijo
    Tadeu

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Elias.
    Graças a pessoas como vc é que nosso esporte continua existindo.
    Abraços
    Fabio Roberto

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Mestre, tua paixao pelo botao e o carinho que voce sempre teve e tem com todos que te cercam eh o maior legado da sua vida.

    Mais que vitorias, mais que gols fantasticos feitos, tomados ou perdidos....tua conquista maior eh de montar time de amigos, de ensinar que vale mais uma derrota amiga a uma vitoria desonesta e principalmente de transformar garotos (como eu fui um dia) em homens com valores....e isso mestre Elias, te coloca no topo de qualquer ranking...sempre.

    do teu eterno amigo e pupilo,
    Lodovico

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Seu Elias, o senhor é umas das pessoas extraordinárias (dentro e fora das mesas) que tive o prazer de conhecer.
    Um grande abraço, Feliz Natal e um 2012 de muitoooooooooooooo botonismo.

    Valini

    ResponderExcluir
  5. Elias,

    Parabéns e muito obrigado por toda a sua dedicação com o nosso esporte.

    Feliz Ano Novo e até 2012!!!!

    ResponderExcluir
  6. Você deveria mudar seu nome para:
    ELIAS ORGANIZADO GABA NETO
    CARAMBA HAHAHAHAHAHAH
    Parabéns cover do Maluf ( na aparência) me lembro do primeiro dia que fui no 7 de Setembro e meu pai falou para procurar o careca parecido com o Maluf!!! hahahahahahah Isso em 1988 eu acho
    Você é o cara!!
    Obrigado pelos ensinamentos, amizade e principalmente por aquele TAMPA VERMELHO DO BARCELONA que vc empurrou em 88 hahahahahahaha
    Um abraço
    JEAN MORETTI

    ResponderExcluir
  7. Elias,

    Fiquei impressionado com os números...vai ser organizado assim na PQP...kkk

    Parabéns meu. Felicidades em 2012 e sempre. Dá um abraço na família !!!

    Sergio Ricardo.

    ResponderExcluir