domingo, 2 de outubro de 2011

CÁSSIO TAMBÉM ABRE O CORAÇÃO

Sábado em Campinas realizou-se um Super Open.
Cidade grande com clube filiado à FPFM e ginásio do SESC.
Prenúncio de grande torneio: ledo engano.
Uma chuva de areia, a necessidade de desligar o ar condicionado levaram ao pior cenário possível, botões que se movimentavam menos de 10cm a cada toque e muito calor.
Antes de continuar quero dizer que a FPFM encara todas as críticas dirigidas por botonistas à ela como choradeira de botonista que perde. Então somos sempre classificados de botonistas chorões.
Neste sábado cheguei à final onde tive minha única derrota, para o Alencar com placar alto 6 x 5 em condições ideais de jogo, mesa e bola perfeitas e temperatura agradável.
Mas antes que a FPFM me classifique como um perdedor chorão quero dizer que mais do que nunca me senti um guerreiro vitorioso. Aos 62 anos saí de casa 7:00hs da manhã guiei até Campinas joguei o torneio naquelas condições, cheguei invicto na final, perdi a final é verdade, saí do ginásio às 19horas guiei até SP e cheguei em casa 20:30hs. Se isso não é vitória para um senhor da minha idade não sei o que seria.
Agora vamos aos fatos.
Na quarta rodada jogariam Faccio e Belini. A mesa destinada ao jogo parecia um campo de beach soccer de tanta areia que tinha. Olhando para o alto se via a areia caindo. Tentaram limpar, fizeram de tudo e nada.
Aí vem a questão, por que não trocaram de mesa? Porque com a regra atual os jogos tem que começar em X minutos. E já estava na hora. Como diria meu professor de química nos anos 70 ali pertinho na UNICAMP em CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) as regras são aquelas, mas acho que lá nem a temperatura nem a pressão eram as normais, então não há regra há exceção. Por bem eles decidiram colocar 0 x 0 na súmula e não jogaram. No rigor da lei estão errados, mas que lei pode ser aplicada naquela condição.
Vou fazer duas perguntas: Farah ,você colocaria para jogar nessa mesa qualquer de seus times de sua rica coleção?E aqueles que jogam com um único time no ano ou em vários anos colocariam seus times para jogar nessa condição? Coincidentemente, logo que acabou essa rodada o Kleber mostrou como estava seu time embaixo. É um risco só.
Pois bem esses jogadores foram punidos. Realmente eles tinham deveres e obrigações, mas direitos nenhum.
E quem vai punir a FPFM que tanto fala na importância do clube e inscreveu um atleta do Círculo Militar à revelia do clube. Para quem não sabe na lista oficial do clube tinham 11 atletas, quando saiu a tabela haviam 12 inscritos.
Quero parabenizar o Ricardo e o pessoal do Clube do Botão pela iniciativa de organizar uma competição desse porte em Campinas e procurar o SESC para sede do evento, esperando propiciar um ótimo torneio a todos. Infelizmente o imponderável aconteceu, ou cá entre nós, mesmo o mais renomado planejador de eventos jamais pensaria que dentro de um ginásio coberto poderia chover areia. Também quero ressaltar que toda a equipe do Ricardo tratou com humildade o problema, sabendo que todo o esforço despendido na organização havia sido traído por esse imponderável. Pessoal insistam e organizem um o ano que vem, prometo participar.
Quero felicitar meus colegas botonistas chorões, que como eu, reclamaram muito, mas se comportaram dignamente. Eu pelo menos não ouvi gritos, discussões, arremeso de times, etc.
Quero dar NOTA ZERO para a FPFM que se assemelha ao nosso governo e acha que nós os contribuintes e botonistas chorões só temos deveres e obrigações, mas direitos nenhum. Ela sempre se esquece que o evento é pago, o que gera para ela também deveres e obrigações.
Lembrem-se : o Justa mandou na semana passada um email com uma série de itens para alguns botonistas. Reflitam sobre aquele email e comentem. Discutam esse artigo.
Um abraço a todos
CÁSSIO

7 comentários:

  1. Faço minhas as palavras do Cássio.

    Eu ía escrever algo assim amanhã, mas o texto sería praticamente uma cópia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. eu concordo em tudo que o cássio falou assino em baixo , e digo mais o cássio é uma das poucas pessoas a reclamar de qualquer coisa no futebol de mesa ao exemplo do justa que nunca vi reclamar , algo está errado abraço espel

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com o Cássio. Não estamos criticando aqueles que se esforçam para conseguir espaços e organizam os Opens, mas queremos boas condições para praticar o que amamos.
    Abraços
    Fabio Roberto

    ResponderExcluir
  4. De fato, o pessoal do Clube do Botão e até do próprio SESC se esforçaram pra que fosse um grande evento, e infelzmente ocorreu uma "fatalidade" que complicou muito a vida de quem jogou. Concordo com o Cássio em quase tudo, só tenho ainda uma opinião diferente quanto ao "abandono". Não pelo abandono em si, mas no fim das contas acaba sendo, inclusive, uma combinação de resultado. E pq um arrisca seu time e o outro não pode? Ou joga todo mundo, ou não joga ninguém......não dá pra escolher. Eu concordaria se o campeonato fosse paralizado, cancelado, sei lá. E aí entra a omissão da FPFM. Em Socorro, jogava com o Lito na última rodada de uma fase e começou a chover na mesa, o empate classificava os dois...e aí? se a gente tira o time alegando falta de condições? demos um jeito lá rapidinho, o jogo seguiu e NÃO empatou! Tenho certeza que a mesa deles não tinha condição, mas a decisão de não jogar e inventar um resultado não pode estar correta, me desculpem.

    ResponderExcluir
  5. Eu disse que ao rigor da lei o Faccio e o Belini estão errados. Mas que leis podem ser aplicadas naquelas condições. Volto a insistir em situações fora do controle medidas não convencionais precisam ser tomadas.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Cássio, parabéns. Creio que você colocou bem o sentimento se não de todos, de grande parte dos botonistas que se esforçaram para ter um dia de divertimento e acabaram se irritando com essa situação. Muita gente reclamou, mas poucos tentaram ajudar. Eu mesmo mudei uma mesa de lugar para fugir da poeira e ainda tive de ouvir chiadeira. Que sirva de lição porque o que queremos é apenas pura diversão.

    ResponderExcluir
  7. Rafael, se eu fosse punido na quarta rodada, não discuto e acataria, prefiro perder pontos no ranking do que perder meu time que custou mais que 25 reais, o ERRADO foi me classificar como "abandono", sendo que joguei a quarta,quinta, sexta e setima rodada, portanto não foi abandono, se a mesa de controle deixou passar, eles erraram e depois tentaram concertar e cagaram de vez!
    Faccio

    ResponderExcluir